Nos últimos tempos, muitas pessoas vem investindo parte do seu tempo na construção de um blog, até mesmo empresas, pois já perceberam que se souberem trabalhar com conteúdo de qualidade, o blog pode ser uma ferramenta estratégica para divulgar a sua marca, crescer e aumentar o seu número de vendas.

Eu, particularmente, sou a favor de um blog, mas tenho em mente que se o seu objetivo é começar a vender logo, seja o seu produto ou seus serviços, você precisa planejar muito bem como vai trabalhar com o blog paralelo a isso, pois demanda tempo e trabalho para construí-lo.

Além de divulgar a sua marca e produto, o blog pode ser o melhor meio de construir a sua autoridade sobre o assunto.

Para ajuda-los durante esse grande projeto que é a construção de um blog. Separei um artigo no Pro Blogger feito por um convidado – Nivin, do Secret Marketing Playbook – onde ele lista “Quatro Fatores Essenciais a Serem Considerados Antes de Criar um Blog”, veja algumas coisas que eles falam nesse artigo:

  1. O que você quer dizer?

Antes de tudo, você precisa entender que o blog é uma conversa constante e interminável com seu público – que continua te acessando porque você fornece informações que satisfazem seu interesse.

Portanto, antes de começar um blog, você deve ter, de modo claro, em sua mente qual tipo de informação você fornecerá e qual será seu propósito. Eu ainda acrescentaria que você deve ter claro o modo como você irá disponibilizar essa informação. No formato de um diário, relatando suas experiências com determinada situação ou até mesmo produtos, em forma opinativa ou neutra.

Posicione seu USP (Unique Selling Proposition, ou Posicionamento Único de Vendas). É muito improvável que você seja o único do seu nicho tratando daquele determinado tema – especialmente hoje que até cachorros possuem blogs – porém, encontrar um diferente ângulo, uma diferente abordagem, uma outra apresentação, é possível!

  1. Quem vai ler?

É o conhecido caso da “persona”. Portanto, se você já pesquisou quem é seu público, quais as necessidades e as dores dele para lançar o seu produto, é uma informação que você já tem pronta.

  1. Quem são os competidores?

Com certeza já há alguém de sucesso na mesma área que você. A dica é aprender com eles. Veja como eles escrevem, como mantém sua audiência engajada.

A primeira vista você pode achar que talvez esteja perdendo tempo pesquisando a concorrência, mas você só tem a ganhar com isso. Procure saber as características e benefícios que os concorrentes oferecem.

Não tenha medo de se apresentar como alguém que está começando na área. Envie e-mails, comente, se relacione. O pior cenário é não conseguir uma resposta. O melhor, você começará a criar vínculos com pessoas que possam te ajudar.

  1. Qual é o plano?

Seu blog é tão bom quanto seu conteúdo. Quanto mais conteúdo de qualidade, melhor.

A maneira mais eficaz de manter um bom ritmo de bons conteúdos é criar um planejamento de postagens.

O blog do Digital Marketer disponibilizou um mapa de idéias para postagens em blogs que é muito interessante. O único problema é que ele está em inglês, mas você pode encontrá-la aqui.

Planejamento

Eu aconselho que para lançar o seu blog, você tenha de três a cinco publicações que passem uma ideia sobre o que aquele blog irá tratar e quais serão os tipos de conteúdos dele.

O ideal é que você sempre esteja a frente da programação, ou seja, vamos supor que você vá publicar dois artigos essa semana. Esses artigos devem estar prontos e você já deve estar produzindo outros para a próxima semana.

Aliás, escrever um artigo pode não ser tão simples assim, afinal você precisa de algumas técnicas para prender a atenção do seu público. No portal do 8Ps, existe uma aula sobre Como Criar Um Artigo de Conversão que pode te ajudar, caso você já seja um assinante!

Dessa forma, você sempre terá conteúdo pronto para ir ao ar e não vai precisar quebrar a cabeça ou fazer tudo corrido. Esse é o cenário ideal descrito pelo Darren Rowse, do Pro Blogger

Tendo um bom planejamento, você vai ver que fica muito mais fácil.

 

Fonte: Welabs.